Catabola - Uma escola de 12 salas de aula, erguida na sede do município de Catabola, a 52 quilómetros a Leste do Cuito, província do Bié, foi entregue às populações locais, visando albergar perto de dois mil novos alunos no próximo ano lectivo.
A inauguração desse empreendimento enquadrou-se nos festejos dos 58 anos da fundação do município, assinalados na terça-feira.
Construída dentro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a infra-estrutura comporta gabinetes do director da escola e pedagógico, área administrativa, secretaria, sala de professores e de reuniões, casas de banho, pátio para a prática desportiva, entre outros.
Na ocasião, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas do Bié, José Fernando Tchatuvela, assegurou que o Governo desta região vai continuar a primar na construção de equipamentos similares, de modo a permitir que se reduza substancialmente o índice de crianças fora do sistema normal de ensino.
Neste sentido, apelou aos beneficiários a conservarem o empreendimento escolar, com vista a possibilitar que dure mais tempo.
Já a administradora de Catabola, Alcida de Jesus Camateli, destacou o PIIM e o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), por estarem a permitir construir um centro materno infantil, três escolas de 12 salas de aula casa, uma de sete salas, reabilitação da escola de práticas agrárias, asfaltagem de 10 quilómetros de estrada e terraplanagem que ligam as comunas da Chiúca, Sande e Caiuera.
Está ainda em vista a reabilitação do jardim Walter Strangwai, construção de um centro de saúde na comuna da Chiúla, três acções de saneamento básico e aquisição de uma ambulância, num total de 11 projectos.
Para isso beneficiou, no âmbito do PIIM, de um mil milhão, 990 milhões e 88 mil kwanzas
Já a nível do PIDLCP, implementado desde 2020, Catabola beneficiou de 257 milhões 594 mil e 395 kwanzas, que estão a servir para o fomento da agricultura, pecuária, pescas, promoção do género e empoderamento da mulher no meio rural, cuidados primários de saúde e apoio às acções de cidadania, entre outros.
Hoje, o município de Catabola conta com 206 escolas, controla mil e 305 professores. No ano lectivo findo foram matriculados 54 mil e 420 alunos.
Nesta altura, a região necessita de pelo menos mais 245 escolas, para albergar as cinco mil e 256 crianças que se encontram fora do sistema de ensino.