Huambo – Um total de 105 mil 964 crianças da província do Huambo poderão ingressar, pela primeira vez, no sistema de ensino/aprendizagem, no próximo ano lectivo, cuja abertura está prevista para 06 de Setembro próximo.
De acordo com uma nota do sector a que ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, trata-se de crianças que serão matrículas na iniciação em diversas escolas do ensino primário, construídas nos 11 municípios da província do Huambo.
No total, lê-se no documento, para o ano lectivo 2022/2023 estão previstos mais de um milhão de alunos da iniciação ao II ciclo, incluindo nas escolas técnicas e magistérios primários, contra o sector os 990 mil 426 do anterior.
Para garantir as condições necessárias de ensino/aprendizagem da comunidade estudantil, a província poderá contar, no próximo ano lectivo, com 55 novas escolas, construídas com fundos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e de outros projectos do Governo angolano, com o propósito de albergar alunos dos diversos subsistemas do ensino geral.
Com esta cifra, segundo o documento institucional, o sector poderá funcionar com um total de mil 109 estabelecimentos escolares, dos quais 797 públicas, 265 comparticipadas e 47 privadas.
Em termos de quadros, indica a nota, foram contratados 453 professores, no âmbito da segunda fase do último concurso público de ingresso no sector da Educação, para o reforço do processo de ensino/aprendizagem na província do Huambo, assegurado por 16 mil 565 docentes.
Manuais escolares
Para o próximo ano lectivo, estarão disponíveis de mais de seis milhões de manuais escolares e programas do ensino primário, para a distribuição gratuita em todas as escolas primárias da província do Huambo.
Prevê-se, igualmente, o apetrecho das instituições escolares com laboratórios para as práticas curriculares durante o próximo ano lectivo.
A província do Huambo, com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios.