Ndalatando – O director do Gabinete Provincial do Cuanza Norte da Educação, Manuel Lourenço, apelou, hoje, terça-feira, em Ndalatando, ao sindicato dos professores ao diálogo permanente com Ministério de tutela, visando a solução dos problemas que afectam a classe docente.
O responsável afirmou que a paralisação das aulas devido a greve irá comprometer o calendário escolar estabelecido pelo Ministério da Educação, para o ano lectivo 2022/2023.
O Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF tem agendado greves em todo o país para três períodos, a primeira entre 23 e 30 de Novembro, a segunda, entre 6 e 16 de Dezembro, e a terceira, entre 3 e 31 e Janeiro de 2023.
O responsável que falava à imprensa, a propósito do 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, referiu que a adesão dos professores à greve afectará o cumprimento do número de aulas previstas.
Acrescentou que esta situação vai prejudicar os alunos e comprometer a qualidade do ensino.
Por sua vez, o secretário provincial do SINPROF no Cuanza Norte, Domingos Francisco, apontou a exiguidade de salas de aulas e de professores, a precariedade das condições laborais, saciais e salariais como factores que concorrem para a fraca qualidade de ensino no país.
Adiantou que, o incumprimento do caderno reivindicativo pelo Executivo faz com que os professores recorram a greve para verem resolvidos os seus problemas.
Ainda a propósito da data, o administrador municipal adjunto do Lucala, Isaías Vendama Cateco, destacou o papel do professor no desenvolvimento do país.
Falando no acto local, alusivo ao 22 de Novembro, realçou o engajamento do Executivo na redução do número de crianças fora do sistema de ensino, com a construção de novas escolas e admissão de mais docentes.
Já, o director da Educação no município do Lucala, Manuel Sabalo, exortou aos professores a continuarem a ser agentes activos do desenvolvimento social.
A data foi comemorado, sob o lema “ A transformação do Educação começa com o professor”, e serviu para chamar a atenção sobre a importância da classe na transformação das sociedades.