Ondjiva- O reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo, Sebastião António, reiterou esta sexta-feira, na província do Cunene, o compromisso em apostar no rigor, excelência e inovação como padrão de uma qualidade de ensino.
O reitor fez esta afirmação na cerimónia de outorga de diplomas à 221 licenciados dos cursos de Engenharia Hidráulica e Agropecuária, Ciência de Biologia, Informática de Gestão, Análises Clínicas e Enfermagem, ministrado no Instituto Politécnico de Ondjiva.
Segundo o responsável estes pilares, constituem o objectivo do Executivo quando investe na formação dos seus cidadãos.
Nesta senda, encorajou aos graduados a continuarem a superar-se academicamente atingindo níveis cada vez mais altos como mestrado e doutoramento, aproveitando as oportunidades que possam surgir.
“É preciso que os nossos finalistas enriqueçam os conhecimentos, uma vez que a ciência não se compadece com conformismo, mas a necessidade de mais ambição para a auto superação permanente”, sustentou.
O académico ressaltou ainda a necessidade dos formandos primarem pela humildade, patriotismo, dedicação e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos formativos rumo ao desenvolvimento e progresso do país.
Por seu turno, o governador em exercício do Cunene, Gilberto Matias, enalteceu o acto que representa o culminar da afirmação e persistência académica, sublinhado que o número de graduados constitui um aumento significativo de quadros do nível superior para o engrandecimento do mercado local e do país no geral.
Segundo o governante, a formação académica é um factor de desenvolvimento da sociedade, num mercado que exige competência, disciplina e comprometimento.
Gilberto Matias sublinhou que o censo académico e científico representa o alcançar dos objectivos da governação angolana e os anseios do Presidente da República, em ver o país cada vez mais alfabetizado e com um ensino superior de excelência.
Exortou aos recém-formados a primarem pela responsabilidade, fazer a diferença e contribuírem com o saber para o engrandecimento da nação.
Durante a cerimónia, foram entregues menções honrosas aos melhores estudantes por curso, assim como de mérito académico a graduada Piedade Kafelango de 24 anos, que obteve uma média de 19 valores.
Testemunharam o acto, o colégio reitoral da referida unidade orgânica afecta as províncias da Huíla e do Cunene e da Universidade Katyavala Bwila( Benguela) ,docentes, entidades governativas, autoridades do poder tradicional, religiosa, familiares, entre outros convidados.
O Instituto Politécnico de Ondjiva é a única unidade do ensino superior público em funcionamento na província do Cunene, aberta em 2009. Conta no presente ano académico 2024/2025 com mais de mil 400 estudantes matriculados.
A mesma constitui unidade orgânica afecta a Universidade Mandume ya Ndemufayo, baseada na sexta Região Académica, que compreende as províncias da Huíla e do Cunene.FI/LHE/SEC