Menongue – O reitor da Universidade Cuito Cuanavale, António Bartolomeu Eduardo, desafiou hoje, sexta-feira, em Menongue, capital Cuando Cubango, os finalistas no sentido da busca permanente de conhecimentos científicos capazes de desenvolver o país.
António Bartolomeu Eduardo fez este desafio durante o acto que marcou a outorga de diplomas de fim de curso a 417 licenciados em vários cursos de nível superior pela Univeridade Cuito Cuanavale, aos quais solicitou a superação permanente, de modos a contribuírem no desenvolvimento sustentável da província.
Trata-se de graduados nos cursos de licenciatura em ensino da Biologia (149), da Matemática (78), Enfermagem (110), Informática para Gestão (49) e Gestão Turística (31), cuja cerimónia de outorga de diplomas - 2023 teve lugar no campo gimnodesportivo na cidade de Menongue, testemunhados pelos membros do governo, familiares e convidados.
“É certo que a juventude tem muitas ambições e sonhos, entretanto não coloquemos de lado a responsabilidade de transformarmos o Cuando Cubango por via da partilha do know how. Este exercício trará à realidade o sonho de uma terra de todos, onde o amor, a competência, a solidariedade e a amizade são e continuarão a ser os expoentes máximos que nos unem”, realçou o reitor da Universidade Cuito Cuanavale, António Bartolomeu Eduardo
Como desafios, o reitor apresentou a necessidade de se garantir recursos para manter a qualidade de ensino, da investigação e da extensão, do investimento do Estado, promoção da inclusão social na universidade, onde todos tenham as mesmas oportunidades de acesso e de desenvolvimento.
Já o delegado do gabinete da Justiça e dos Direitos Humanos no Cuando Cubango, Alfredo Zambi Passos, em representação do governador provincial, ressaltou que aos finalistas abre-se uma nova etapa, a de mais responsabilidade e entrega à investigação, para ajudarem no progresso que se pretende.
Inserida na 8ª Região Académica do país, a Universidade Cuito Cuanavale, que descende, em 2008, do antigo pólo da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, foi criada a 4 de Agosto de 2014, pelo Conselho de Ministros. Já já colocou no mercado de trabalho mais de mil licenciados.
O Cuando Cubango conta ainda com uma instituição do ensino superior privada, denominada Instituto Superior Politécnica Privado de Menongue, que iniciou a funcionar em 2018, com os cursos de Comunicação Social, Direito, Psicologia, Engenharia Informática e Economia e Gestão.ALK/JSV/PLB