Luena – Uma escola de 14 salas de aula foi, esta quarta-feira, reinaugurada, no município do Léua, província do Moxico, pelo administrador municipal local, António Muquisse.
Requalificada no quadro do Programa de Combate à Pobreza, as obras da infra-estrutura escolar, cuja inauguração foi testemunhada pelo governador provincial, Ernesto Muangala, custaram 26 milhões de kwanzas, com capacidade de acomodar mais de mil e 200 alunos em dois períodos.
A rede escolar da região é constituída por 135 salas de aula da iniciação à 12ª classe, oito mil 343 alunos matriculados no corrente ano lectivo, assegurados por 324 professores.
Em declarações à imprensa, o director municipal da Educação, Augusto Inácio, destacou o impacto do projecto, que poderá reduzir o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino na região, estimado em mais de quatro mil.
Acrescentou que o município carece reforço de 150 novos professores, para se juntarem aos actuais 324 docentes e mais salas de aula, para a cobertura total da rede escolar.
Na ocasião, o administrador municipal do Léua, António Muquissi, reiterou o compromisso do governo de continuar a proporcionar a construção de infra-estruturas escolas, bem como a criação de condições de educação em todas as localidades da região, para facilitar à população o acesso ao direito à educação.
O município do Léua, que dista a 62 quilómetros a leste da cidade do Luena, conta com cerca de 43 mil habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. TC