Quiçama - Trinta jovens do Município da Quiçama, província de Luanda, beneficiaram esta quinta-feira de bolsa de estudo, mercê de um convénio assinado hoje, entre a administração municipal e o Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela (ISPNM).
O protocolo foi rubricado pela administradora municipal da Quiçama, Níria Marques, e o presidente do ISPNM, Afonso Kwasambo, para frequência no ensino superior, por um período de quatro anos, em cursos virados as áreas de educação e saúde.
O bolseiro tem somente a obrigação de não reprovar, pois caso aconteça, perde a bolsa de estudo, financeiramente suportada na totalidade pela administração municipal da Quiçama.
Na ocasião, a administradora municipal da Quiçama, Níria Marques, disse que o município necessita de quadros qualificados e, por isso, a aposta na juventude é o caminho a seguir.
"A educação muda qualquer que seja a sociedade e o município da Quiçama não foge a regra, daí que a nível do combate à pobreza, projectou-se essa acção que num futuro próximo dará os seu resultados", referiu a responsável.
Níria Marques pediu aos bolseiros um bom comportamento e excelente aproveitamento escolar, pois esta é uma oportunidade desejada por muitos.
Por sua vez, o presidente do ISPNM, Afonso Kwasambo, disse ser um acto de grande valia, pois entende, que o sucesso e a esperança de vida melhor para os jovens e consequentemente para o município da Quiçama e o país, de um modo geral, passa pela formação.
"Estamos agradecido pela parceria e esperamos a concretização dos objectivos traçados, virados ao aproveitamento escolar dos bolseiros", frisou.
Quanto ao ISPNM, acrescentou que as condições técnicas e humanas estão garantidas, dispondo de professores qualificados e um ambiente acolhedor para o ensino.
Para o bolseiro Afonso Domingos é gratificante beneficiar de uma bolsa e promete empenho para evitar reprovação.
"Farei de tudo para ser um bom estudante", garantiu o estudante.
Quem partilha do mesmo pensamento é o jovem, Leonel Gomes, que vê assim, uma oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento da Quiçama e do país, quando terminar a formação superior.
O Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela existe desde 2017, localiza-se no distrito urbano do Zango 4, município de Viana, tem dez cursos, nas áreas de educação, saúde, economia, gestão e administração.
No presente ano lectivo, 2023/2024, iniciado no mês de Outubro, conta com cerca de 500 estudantes matriculados. CLAU/AJQ