Caxito – Cem alunos do ensino primário e do II ciclo do ensino secundário das escolas das províncias do Bengo, Luanda, Cuanza-Norte e Malanje participam desde hoje, sexta-feira, em Caxito, num torneio regional de xadrez, no âmbito da massificação da modalidade.
O torneio visa estimular e desenvolver a capacidade de concentração, memória, autocontrole, espírito de decisão, lógica, criatividade e inteligência dos alunos.
Dos 100 participantes, 71 são da província do Bengo, 10 (Luanda), 10 ( Malange) e nove ( Cuanza-Norte) que disputam a prova com duração de dois dias.
Organizado pela Comissão Nacional de Angola da Unesco, em colaboração com o Gabinete provincial da Educação no Bengo e a Brilho Sapies, a prova visa ainda incentivar a prática do desporto, como ferramenta para reforçar a aprendizagem, inclusão social e o combate a violência e ao bullying.
No acto de abertura do torneio, o director do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, Manuel Fernando Kurizemba, disse que a prática do desporto deve ser adoptada nas escolas e nas comunidades para o combate de todo tipo de violência e a promoção da boa convivência.
O diretor-geral do Brilho Sapiens, Leodmilo Neto, disse que o xadrez é um desporto com benefícios, comprovados, como a melhoria da concentração, raciocínio, tomada de decisão que pode ajudar a desenvolver habilidades, sociais e emocionais e aumentar o auto estima.
O torneio sob tema“ A jogar não existe diferença” está ser disputado nas de categorias, sub 8, sub-12 e a última categoria sub 17 com idades compreendidas entre 13 a 17 anos.
O projecto xadrez nas escolas organizado pelo UNESCO, criado em 2022, já passou nas províncias de Luanda, Huíla, Malange e Bengo, com uma participação acima de dois mil alunos das escolas de diferentes níveis de ensino.MD/CJ/PA