Dundo - O Projecto Levar o Ensino e Saber às Aldeias (PLESA) vai beneficiar, no ano lectivo 2023/24, cerca de 965 crianças em sete aldeias do município do Chitato , província da Lunda Norte, que por alguma razão ficarem fora do sistema normal do ensino.
O projecto implementado pela Escola Superior Pedagógica em parceria com o Gabinete Provincial da Educação, vida mitigar o número de crianças e adultos fora do sistema do ensino por insuficiência de salas de aulas e/ou negligência dos pais e encarregados de educação durante a fase de matrículas.
No ano lectivo 2022/23, o número de crianças e adultos fora do sistema normal do ensino apontavam para mais de 50 mil.
De acordo com o decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, Fortunato Diambo, as crianças vão assistir aulas em igrejas numa primeira fase.
Informou que no ano lectivo 2022/2023, o aproveitamento dos alunos inseridos no projecto esteve na ordem dos 70 por cento, com mais de mil crianças.
Acrescentou que o projecto será replicado para outras comunidades onde se afigurar necessário.
No próximo ano lectivo , o Gabinete Provincial da Educação na Lunda Norte, prevê matricular mais de 250 mil alunos em todos os subsistemas de ensino , a serem distribuídos em 179 escolas. HD