Gambos - Cinco mil alunos, de seis escolas primárias do município dos Gambos, na Huíla, passam a beneficiar da merenda escolar, a no ano lectivo 2025-2026, com a implementação de um projecto denominado Angel, financiado pela World Vision e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América.
O projecto de Nutrição para o Crescimento, Educação e Aprendizagem em Angola “Angel”, foi apresentado nos Gambos pela equipa da World Vision, que também visitou algumas das escolas na semana finda que vão beneficiar da iniciativa.
O projecto Angel visa à redução da fome, melhoria da assiduidade dos alunos e a promoção de práticas de alfabetização, saúde e nutrição nas escolas.
Nos Gambos, na primeira fase, serão servidas refeições em escolas das localidades de Bonge, Viriambundo, Rio d´Areia, Pocolo, Chibemba e Cahila, num período de execução até 2029.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director municipal da Educação dos Gambos, Manuel Jorge Cruz do Vale, afirmou que inicialmente o projecto vai arrancar nos próximos dias com a reparação, ampliação e construção de infra-estruturas, como casas de banho e refeitórios nas escolas seleccionadas.
Disse ser uma merenda escolar que vai ser distribuída todos os dias de aulas, com uma alimentação nacional que vai ser fornecida por produtores locais, incluindo as frutas, permitindo que as crianças estejam assiduamente nas escolas.
“A merenda vai permitir que as crianças permaneçam nas escolas, visto que muitas ainda caminham até quatro quilómetros para chegar às instituições escolares e algumas não têm tempo ou a possibilidade de ter o pequeno-almoço nas suas casas, tendo em conta a dispersão e especificidade das localidades”, manifestou.
Fez saber que as escolas do Rio da Areia e a do Viriabundo já beneficiaram de merenda escolar anteriormente, numa iniciativa que durou um ano, consubstanciada numa “comida seca”, onde os alunos levaram uma determinada dotação de bens alimentares para as suas casas.
Manuel do Vale frisou que actualmente, no município, existem duas iniciativas de merenda escolar, uma do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e outra do Grupo Carrinho, que beneficiam ao todo, dois mil 870 alunos de seis escolas.
O município dos Gambos dista 150 quilómetros a Sul da cidade do Lubango e tem matriculado, no presente ano lectivo, mais de 18 mil alunos em 39 escolas existentes na municipalidade.
Na Huíla para além dos Gambos, o projecto da World Vision vai beneficiar, igualmente, os municípios da Humpata e da Chibia. EM/MS