Ondjiva - O director municipal da Educação do Cuanhama, província do Cunene, Celestino Weyulo, defendeu, hoje, a necessidade de os docentes primarem pelo comprometimento e responsabilidade das funções a eles exigidos.
Falando no acto alusivo ao 5 de Outubro, Dia Internacional do Professor, disse que os mesmos têm um papel relevante na formação de quadros, assim como na promoção de sociedades harmoniosas e no desenvolvimento social, económico e cultural das comunidades.
O responsável salientou ainda a necessidade de se refletir sobre o impacto que tem na vida dos alunos para que possam continuar a ser fonte de inspiração, encorajamento e nunca se deixar de acreditar no poder transformador do ensino.
Lembrou que, anteriormente, o professor era considerado como cidadão exemplar nas comunidades, daí que devem estar sempre comprometidos com a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.
“ O professor é um agente de mudança e com a sua capacidade mediadora ajuda a transformar o indivíduo, dando-lhe as ferramentas necessárias para caminhar num mundo globalizado e cada vez mais competitivo” , sustentou.
Por outro lado, realçou a necessidade da capacitação contínua dos docentes, assim como de se investigar mais, a fim de se manterem actualizados com conhecimentos, para não se verem ultrapassados.
Disse que a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem passa pelo empenho e a participação dos professores, que devem estar munidos de ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do processo num mundo cada vez mais globalizado.
O processo de ensino no Cunene é assegurado por seis mil e 549 professores, enquadrados em 334 escolas nos três subsistemas de ensino, onde estão matriculados 226 mil e 426 alunos
Sob o lema “valorizar as vozes dos professores, rumo ao novo contrato social para educação” a data foi marcada pela homenagem e entrega de estímulos aos gestores escolares e professores.
O 5 de Outubro foi instituído pela Unesco em 1994 como Dia Internacional do Professor, com o objectivo de chamar a atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população.
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