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Professores ganham habilidades sobre técnicas do ensino especial

     Educação              
  • Cunene • Terça, 06 Setembro de 2022 | 14h01
Ensino de língua gestual no Cunene
Ensino de língua gestual no Cunene
José Cachiva

Ondjiva - Sessenta professores dos seis municípios da província do Cunene participam desde hoje, terça-feira, de um seminário de capacitação em matérias de educação especial, visando a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema geral de ensino.

Durante cinco dias, os formandos vão abordar, dentre outros temas, a língua gestual angolana virada à alfabetização de surdos, mudos e cegos, metodologia para o desenvolvimento da linguagem gestual e a deficiência mental nas suas várias facetas.

Em declarações à ANGOP, a directora do ensino especial no Cunene, Lúcia Faria Txiuissa, informou que o seminário visa dotar os profissionais de ferramentas necessárias para dar resposta ao ensino de crianças com necessidades especiais, independentemente do local de residência.

Fez saber que a nível da província, existe apenas uma única escola do ensino especial, na cidade de Ondjiva, razão pela qual há necessidade de expandir o ensino noutras regiões, de modo a dar resposta a demanda de estudantes.

Para tal, fundamentou ser necessário que os professores estejam habilitados para servir melhor às crianças com necessidades educativas especiais, nas diferentes áreas de atendimento pedagógico.

 Lúcia Txiuissa fez saber que o seminário enquadra-se na Política Nacional de Educação Especial virada para a inclusão escolar.

Para o presente ano lectivo, afirmou que ingressaram pela primeira vez no sistema de ensino 185 novos alunos com diferentes deficiências, entre visual, auditiva e psico-motora.

Durante o ano lectivo de 2021/2022, foram matriculados na escola “Rainha Nekoto” mil e 778 alunos, acompanhados por 50 professores.

O ensino especial na província do Cunene foi implantado em 2004

 





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