Malanje- Cento e 50 professores do ensino especial dos 14 municípios de Malanje, participaram hoje, em Malanje, numa formação sobre as metodologias do manuseamento do sistema Braille nas escolas.
A formação de iniciativa do Gabinete Provincial da Educação, enquadrada no dia mundial do Código Braille, assinalado a 4 de Janeiro, visou a melhoria do ensino especial no subsistema normal de ensino e¬ aprendizagem, com foco na utilização do código Braille.
Durante algumas horas os participantes abordaram temas como a importância do Código Braille como meio de comunicação para a educação mais inclusiva e sócio-afectiva, avanços tecnológicos do sistema Braille e a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educativo angolano.
O director em exercício do Gabinete Provincial da Educação , Domingos Quiluanje fez saber que o sector tem muitos desafios a nível do ensino especial, sobretudo a formação de professores e o incentivo as famílias a não reter em casa os filhos com deficiência, sob pena de comprometer a sua inclusão social.
Entretanto, precisou que frequentam no presente ano lectivo em Malanje, 203 alunos no ensino especial, com diversas deficiências, incluindo 12 com problemas visuais.
Por sua vez, o chefe dos Serviços Provinciais do Ensino Especial, Rafael Segunda frisou que o número de pessoas com necessidades especiais tende a aumentar no sistema escolar na província.
A formação decorreu sob o lema “Percebendo o Mundo Através do Tacto, Celebremos o Braille”.
O dia mundial do Braille, visa celebrar o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque o deficiente visual reconhecer o alfabeto e fazer leitura.RM/NC/PBC