Saurimo – Sessenta professores do nível II dos facilitadores do projecto de Educação de Jovens e Adultos (EJA-Angola) participam desde segunda-feira, na cidade de Saurimo (Lunda Sul), de uma formação sobre a lei de bases da função pública.
Durante cinco dias, os participantes das duas comunas da sede capital (Saurimo), vão absorver conhecimentos sobre sistema de base, a nova lei da função pública, legislação laboral e metodologia a aplicar no ensino de adultos.
Na ocasião, o chefe de secção do gabinete provincial da Educação, Fernando Minja, explicou que o seminário visa capacitar os professores, bem como consolidar as competências dos professores e efectivar as expectativas das aprendizagens de forma colectiva e individualizada.
O responsável lembrou que a educação é um processo responsável pela transformação da mentalidade do indivíduo, daí ser necessária a formação contínua do homem, pelo que pediu mais engajamento dos professores na transmissão de conteúdos.
No presente ano lectivo, no município de Saurimo foram matriculados 181 mil e 242 alunos, distribuídos em 84 escolas, com 601 salas de aulas, que são assegurados por mil e 837 professores.