Ondjiva – Oitenta professores do ensino primário e secundário da província do Cunene, iniciaram esta terça-feira, em Ondjiva, uma formação em matérias de metodologias de ensino da língua portuguesa e matemática.
A acção formativa, de cinco dias, está a ser promovida pelo gabinete da Educação do Cunene, no âmbito da formação do nível II do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos – PAT II.
Estão em abordagem temas ligados às estratégias de sensibilização da comunidade educativa sobre a violência baseada no género, guia do professor, demonstração, prática, verificação e compreensão.
Na abertura do evento, o director da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, disse que os professores estão a ser capacitados justamente para melhorarem as técnicas e estratégias de ensino destas disciplinas chaves.
Explicou que depois de terminarem, servirão como formadores de outros professores a nível dos municípios, no sentido de se dar melhor resposta ao processo de ensino e aprendizagem no ano lectivo 2024/2025.
Disse ser necessário nas aulas o uso de métodos mais fáceis e todos os meios didácticos, para permitir que o aluno aprenda cada vez mais.
Para tal, pediu aos participantes para aprofundarem as questões cruciais do ensino da língua portuguesa e da matemática, para cultivarem competências de um educador de referência.
Para no ano lectivo 2024/2025, a província do Cunene conta com 334 escolas e seis mil e 549 professores. PEM/LHE/OHA