Caxito – A proposta do projecto de estudo exploratório sobre o abandono e o insucesso escolar na província do Bengo foi analisada hoje, terça-feira, em Caxito, no 1º Conselho de Direcção Alargado do Gabinete Provincial da Educação do Bengo.
Orientado pelo director do Gabinete provincial da Educação, Manuel Fernando, o encontro permitiu, entre outras questões, reflectir sobre as principais causas deste fenómeno.
O conselho abordou também o Modelo de treinamento das escolas da província e o projecto “Artes no pátio da escola”.
Ao intervir no acto de abertura, Manuel Fernando, manifestou a sua satisfação pelo novo figurino que se observa em sede do referido conselho.
Neste sentido, esclareceu que, por respeito ao princípio da territorialidade, os directores do II ciclo do ensino secundário vão continuar a atender questões operacionais e executivas das Direcções Municipais da Educação, enquanto o gabinete provincial apenas os aspectos metodológico.
Segundo o responsável, o novo figurino constitui uma oportunidade de alargamento da base de gestão e de partilha de poder.
O conselho de direcção alargado é o órgão colegial de consulta periódica e de apoio do director provincial, em matéria de organização e gestão escolar com a participação dos gestores das escolas do I e II ciclos. FS/CJ/IF