Saurimo – Um campus universitário, com capacidade para albergar dois mil e 350 estudantes nos diferentes cursos, como historia, pedagogia, enfermagem, metalurgia, engenharia civil, geografia, administração e gestão e electricidade, será construído na província da Lunda Sul, dentro de 24 meses.
A ser construída numa área de 12 mil metros quadrados, no bairro Luari, arredores da cidade de Saurimo, a infraestrura comportará residências para docentes e estudantes, campos multiusos, áreas de lazer, parque de estacionamento, entre outros compartimentos.
A unidade está orçada em 40 milhões de dólares norte-americanos, num financiamento da Endiama EP.
O acto de lançamento da pedra foi realizado terça-feira, pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que fez saber o sector que dirige está apostado na melhoria do ensino do país, particularmente no campo científico, o que constitui uma aposta do Executivo para o processo de desenvolvimento de Angola, visto que o ensino superior é o motor de progresso para o capital humano.
Na ocasião, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que a construção desta imponente infraestrutura é o culminar de um sonho da população académica que muito desejava ter uma obra condigna para albergar os estudantes, com vista a melhoria da qualidade de ensino na província.
Actualmente a província d Lunda Sul conta com duas instituições de ensino superior: a pública Lueji A´nkonde e a privada Lusíada.
Testemunharam o acto, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos E Gás, Diamantino de Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, membros do governo local, autoridades religiosas, tradicionais e população em geral.