Cacolo – Vinte carteiras roubadas em diversos estabelecimentos escolares do município do Cacolo, na Lunda Sul, foram restituídas à direcção provincial da educação, numa acção desenvolvida pela Polícia Nacional.
No acto realizado sábado, o director de comunicação institucional e imprensa da Delegação do Ministério do interior na Lunda sul, Florêncio de almeida, disse que a recuperação dos meios foi fruto de uma denúncia pública e a pronta intervenção da Polícia, culminou na localização das carteiras escolares.
Por seu turno, o director municipal da educação no Cacolo, Firmino Chizondo, enalteceu o trabalho da Polícia na manutenção da ordem e segurança pública.
O responsável encorajou os efectivos da Polícia Nacional no sentido de continuarem com as buscas, pois que, mais carteiras e outros materiais serão ainda encontrados em posse de citadinos.
As investigações prosseguem para a localização dos presumíveis autores dos roubos das carteiras escolares.
O município do Cacolo conta com 21 estabelecimentos escolares (132 salas de aulas), que albergam cerca de 13 mil e 45 alunos, em todos os subsistemas de ensino.
A rede escolar é assegurada por 368 professores, número este que vai crescer nos próximos dias com mais 30, apurados no último concurso público.
O município do Cacolo dista a 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população estimada em 36 mil 185 habitantes, distribuídos nas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi e a sede.