Ecunha – Mil e 400 alunos do ensino primário no município do Ecunha (Huambo) podem, a partir de Julho próximo, deixar de estudar debaixo e árvores, com a possível entrada em funcionamento de cinco novas escolas.
As infra-estruturas escolares, já em fase de conclusão, estão a ser construídas no âmbito da execução dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com vista a minimizar o défice de instituições de ensino/aprendizagem na municipalidade.
Falando à ANGOP, esta quinta-feira, a administrador do município do Ecunha, Guilhermina Bacia de Lourdes, disse que as obras apresentam um grau de execução física, entre 40 e 60 por cento, ao passo que a financeira ronda de 50 a 55%.
Sem detalhar o valor financeiro, disse que as obras decorrem desde 2020 e tudo está a ser feito estarem à disposição de um total de mil 400 alunos primários, a partir de Julho próximo, evitando que as mesmas continuem a estudar em condições precárias e debaixo das árvores.
O município da Ecunha, um dos 11 que compõem a província do Huambo, matriculou no presente ano lectivo 35 mil 901 alunos do ensino primário, distribuídos em 41 escolares, ensinados por 800 professores.
Com um valor global estimado em 828 milhões, 753 mil e 141 Kwanzas, a municipalidade conta com 18 projectos do PIIM, com destaque para a construção de escolas, unidades sanitárias, terraplanagem de vias de acesso, requalificação da rede eléctrica e aquisição de equipamentos para a melhoria do saneamento básico, com a criação, até ao momento, 90 postos de empregos temporários.
O município do Ecunha, cuja vila municipal dista a 42 quilómetros do centro da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 104 mil 504 habitantes, distribuídos por duas comunas (Quipeio e Sede), numa extensão territorial de mil e 672 km2.