Cuito - O Instituto Técnico de Saúde “Comandante Bula, na cidade do Cuito, província do Bié, ganhou sábado novas instações, 43 anos depois da sua criação, construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Inaugurada pelo governador provincial, Pereira Alfredo, a infra-estrutura comporta dezasseis salas de aula para mais de dois mil alunos, tendo orçado em 188 milhões e 275 mil kwanzas.
A primeira do género implementada no país, em 1979, a instituição funcionava nas instalações do Liceu 4 de Abril e ministra os cursos de enfermagem, análises clínicas e radiologia.
Ao intervir no acto, o governador do Bié, Pereira Alfredo, disse que a infra-estrutura vai conferir maior dignidade aos jovens que pretendem abraçar o ramo da saúde para a sua formação académica e profissional.
“Sempre foi desejo do Governo Provincial do Bié construir uma infra-estrutura de raiz para a escola Nº 295 “Comandante Bula”, pela sua importância no que toca à formação de técnicos de saúde", acrescentou.
No Bié, disse, o PIIM está a investir na construção de 67 escolas, que poderão oferecer um total de quinhentas salas de aula.