Mbanza Kongo – Vinte e quatro escolas, avaliadas em três mil milhões, 857 milhões e 735 mil kwanzas, estão a ser construídas pelo Governo do Zaire nos seis municípios da província, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A informação foi prestada sexta-feira, no Nzeto, pelo vice-governador do Zaire para o Sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, no encerramento do primeiro Conselho de Direcção Alargado do Gabinete Provincial da Educação, que decorreu naquele município piscatório, tendo referido que esse número de escolas corresponde a mais de 200 salas.
Acrescentou que 10 das referidas, correspondentes a mais de 100 salas, já foram concluídas.
De acordo com o vice-governador, para além dos projectos enquadrados no PIIM, estão também a ser implementadas outras acções no sector da educação inseridas na linha de financiamento externo do Reino da Espanha.
Nesta senda, disse, está em construção na aldeia do Vombo, em Mbanza Kongo, uma escola de 20 salas de aula e outra que beneficia de obras de ampliação com o acréscimo de 12 salas, no centro da cidade capital da província do Zaire.
Afonso Nzolameso pediu aos pais para educarem os filhos para a conservação e preservação dos empreendimentos escolares que o governo está a colocar à disposição da população.
O Conselho de Direcção Alargado, que decorreu sob o lema “O direito a educação de qualidade”, juntou mais de 50 técnicos do sector da educação na província. JL