Malanje- Três salas de aulas de uma escola primária de sete desagregadas, foram inauguradas hoje, no sector de Capele, na comuna do Cota, município de Calandula, para acomodar mais de 200 alunos que até então estudavam em condições precárias.
Inscrita no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a empreitada que orçou 113 milhões 483 mil kwanzas, foi repartida em quatro salas para o sector de Catuti e três para Capele.
A escola dividida foi construída de 2020 aos últimos dias deste mês, pela empreiteira nacional Handchano Lda e contempla gabinetes administrativos, salas de professores e outros compartimentos.
Nesta altura, as três salas de aulas são as únicas para atender as crianças de Capele e vão funcionar em dois turnos.
No acto de inauguração, o administrador municipal de Calandula, Mateus Vunge disse haver necessidades de se alargar o sector de educação, pelo que, esforços vão prosseguir no sentido de se admitir numa primeira fase mais docentes e construir outras escolas e estradas na regedoria de Capele.
Fez saber que está em fase conclusiva a construção de um posto de saúde, que será entregue dentro de dias e o próximo passo será a construção de um sistema de água, entre outros projectos que concorrem para a melhoria da qualidade de vida da população.
Por sua vez o regedor de Capele, soba Joaquim Quissendo manifestou a preocupação dos munícipes em relação a melhoria da estrada de acesso a localidade, registo civil e outras, para que os moradores deixem de percorrer longas distâncias à procura de serviços sociais.
Entretanto, as crianças mostraram-se satisfeitas pelo facto de deixarem doravante de estudar em escombros e passarem para salas de aulas condignas, tendo apelado a Administração Municipal de Calandula a envidar cada vez mais esforços tendentes a resolução dos problemas de ensino.
Localizado a 35 quilómetros da sede comunal do Cota, o sector de Capele conta com uma população inferior a mil habitantes, maioritariamente camponeses. NC/PBC