Andulo – Perto de mil e 500 novos alunos serão enquadrados no sistema nacional de ensino no próximo ano lectivo, na comuna de Calussinga, município do Andulo, província do Bié, com a entrada em funcionamento de duas escolas de sete salas de aula cada.
A informação foi avançada pela administradora municipal, Celeste Afonso Elavoco, durante o acto comemorativo dos 50 anos da cidade do Andulo, celebrados nesta terça-feira.
Os estabelecimentos escolares, que vão albergar alunos do ensino primário e do primeiro ciclo, foram construídos este ano no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
De acordo com a administradora, a entrada em funcionamento dessas escolas vai permitir reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino, estimados em oito mil.
Na comuna de Calussinga existem 38 escolas, 14 delas de construção definitiva. No ano lectivo findo foram matriculados 14 mil e 746 alunos, assegurados por 122 professores.
Esta localidade situa-se a 75 quilómetros da sede municipal e é habitado por 89 mil e 619 pessoas, maioritariamente camponeses, que se dedicam ao cultivo do milho, feijão, batata doce e rena.
Tem quatro mil e 150 quilómetros quadrados, divididos em 16 embalas e 194 aldeias.