Lubango – A implementação da experiência-piloto do programa dos Perfis Comunitários em escolas do ensino primário e secundário do II Ciclo nos municípios de Quipungo e Cacula, província da Huíla, pelo Ministério da Educação, vai contribuir para uma gestão escolar de qualidade, consideram acaedémicos.
Trata-se de um processo gizado pelo Ministério da Educação, com o financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciado em Novembro último, que visa compreender a situação real das escolas e como é que elas podem participar de forma activa e melhorar a gestão escolar, no âmbito da qualidade de ensino e aprendizagem.
Segundo o consultor do projecto denominado The Date must Speack (os dados devem falar), Felisberto Chamuanga, esses estudos permitirão maior comunicação junto da comunidade estudantis, na utilização dos dados para a tomada de decisão nas escolas do ensino geral e na gestão da coisa pública, particularmente.
Detalhou que o projecto-piloto que vai funcionar, numa primeira fase, em oito escolas, inclui estudos sobre a merenda escolar, abandono escolar, gravidez precoce e o casamento prematuro, como forma de aumentar a literacia no seio dos alunos, advogando a sustentabilidade da implementação da experiência-piloto para, posteriormente, implementar em todo país.
Falando na apresentação dos estudos já feitos de forma fictícia, sublinhou que é preciso criar igualmente condições de formas a que, anualmente, se possa actualizar o perfil, bem como fazer a análise dos indicadores em termos de evolução e melhorias para se atingir os objectivos preconizados.
Para ele, com estes dados poder-se-á melhorar significativamente a nível dos acessos para escolas, merenda escolar, bem como na identificação do rácio professor-aluno a nível rural e urbano, evitar a transumancia que afugenta alunos nas escolas, entre outros .
Convidada para a inauguração de apresentação do respectivo projecto, a vice-governadora provincial da Huíla para o sector político, social e económico, Maria João Chipalavela, destacou pertinente o projecto, na medida em que a qualidade da educação em Angola constitui ainda uma preocupação e este elemento vai contribuir para melhorar o índice de desenvolvimento humano.
Lembrou que a iniciativa é uma condição fundamental para compreender melhor os indicadores que estão relacionados com a qualidade da educação no país.
“A implementação do projecto vai ajudar na obtenção de um banco de dados viáveis que permitirá saber quantos alunos são e aonde estão, que as famílias pensam sobre a qualidade das escolas, processo de ensino e aprendizagem e de todos aqueles dispositivos da educação nas suas diferentes dimensões”, disse.