Lubango - Mil 742 professores do ensino primário e secundário, de 83 escolas de Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) da Huíla, foram capacitados nos últimos seis anos pelo Programa de Aprendizagem para Todos (PAT-1).
A formação foi em prática pedagógica de Língua Portuguesa e Matemática, uma acção desenvolvida no país pelo Ministério da Educação com financiamento do Banco Mundial, visando a formação contínua de professores e reforçar suas competências em diferentes disciplinas.
A facto foi avançado, hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, à margem da última formação de formadores das ZIP, pelo coordenador provincial da Huila, Benício Puna, onde participam 101 professores do ensino primário e secundário.
A formação está a ser assegurada por formadores do Magisterio Primário do Nambambe e pela coordenação provincial da ZIP, na qualidade de equipa organizadora do evento que aborda como trabalhar com os alunos diante da pandemia e como aproveitar o momento para as questões de aprendizagem em sala de aula.
Benício Puna considerou o PAT-1 é uma estratégia “inédita”, pois a nível das escolas beneficiárias nota-se uma evolução na questão metodológica e os centros de recursos humanos das ZIP das 83 escolas foram apetrechadas com pequenas bibliotecas.
Realçou terem trabalhado com um conjunto de módulos, nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática, Diferenciação Pedagógica I e II, Educação Especial, Micro Projectos e avaliação das aprendizagens, não antes utilizados nas escolas.
Dessa componente e fruto do projecto educativo contemplado no PAT-1, conforme a fonte, a Huíla tem nos 14 municípios professores capacitados e preparados com um conjunto de metodologias para aplicar no ensino.
O objectivo, segundo o entrevistado, é ter professores que compreendam os contextos diferenciados a nível das escolas, pois as crianças têm formas e interesses próprios em aprender, que o docente deve conhecer.
Referiu que as práticas pedagógicas já estão a ser disseminadas aos demais estabelecimentos de ensino da Huíla, que conta com mil e 725 escolas e mais de 19 mil professores.