Ondjiva- Onze novos laboratórios escolares, instalados em três instituições do ensino secundário, entram em funcionamento no decurso do ano lectivo 2022/2023, na província do Cunene.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo director do gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, realçando que os laboratórios totalmente apetrechados foram instalados na escola Secundária do I ciclo da centralidade dom Kevano, com quatro, igual número na escola do Olundelo e três no Instituto Politécnico de Xangongo.
Apesar destes 11, disse que consta do plano a instalação de mais dois laboratórios, elevando para quatro o número de laboratórios na Escola de Formação de Técnicos de Saúde da povoação do Chiulo.
Apesar destes, referiu que a província regista um défice de laboratórios para aulas práticas das disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química, ao contrário da Informática onde em cada uma das escolas secundárias do I ciclo da província dispõe de pelo menos um.
Domingos de Oliveira disse que estas disciplinas, são cadeiras que devem ser leccionadas com instrumentos práticos, com realce para os laboratórios, que são os melhores suportes no processo de ensino e aprendizagem.
“Nós leccionamos as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia apenas transmitindo conteúdos teóricos, quando elas exigem práticas, através de experiências laboratoriais, permitindo deste modo incentivar os alunos a seguirem cursos de ciências, tecnologia e inovação", afirmou.
Em muitos casos, disse que o recurso às aulas práticas, por via de laboratórios, é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a ter alguma motivação e interesse nestas disciplinas.
Domingos de Oliveira fez saber que a nível da província existem 37 laboratórios.