Luanda - Cento e oito pessoas participam, desde a primeira quinzena de Julho, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, em um Programa de Férias sobre empreendedorismo, criado pela ong Kulankuika, com o objectivo de manter os jovens ocupados nos tempos livres.
O Programa de Férias, da associação não governamental Kulankuika (vigiar, em kimbundo), visa formar gente desfavorecida nos cursos de culinária, pastelaria, educador de infância, informática, corte e costura, pedicure e manicure, gestão de recursos humanos, montagem de antenas parabólicas, cabelereiro e electricidade.
Os cursos ministrados por 14 formadores decorrem nas escolas 8040, 8031 nos distritos da Sapu e Palanca, no instituto Angola e Cuba, Mercado dos Correios, no Golf 1 e no Calemba 2.
A coordenadora do projecto, Luísa silva Martins, disse hoje, quarta-feira, em declarações à ANGOP que a intenção da ong é ajudar os jovens e mulheres desfavorecidos do município do Kilamba Kiaxi.
O curso de informática, segundo a responsável, é o único que conta com a participação de criança com idades a partir dos 8.
“ A forma de apoiar a comunidade foi criar os cursos a preços módicos, de modos que tenham conhecimentos para abrir os próprios negócios e melhorar a sua condição financeira”, referiu.
Luísa silva Martins explicou que os interessados pagam 700 Kwanzas de inscrição e cinco mil, no fim do curso, para o subsídios dos formadores e o certificado que é homologado pelo MAPTSS.
“ Apelamos aos jovens sem nada para fazer durante as férias, a procurarem os institutos do Palanca, Sapu e Golf para participar nas formações que decorrem até o fim do mês de Agosto, altura do reinicio do ano lectivo .
Recordou que as aulas reiniciam apenas em Setembro, podendo ainda os interessados procurar os locais de formação para participar no Programa de Férias da ong Kulankuika