Ondjiva – O Instituto Médio Politécnico de Onamayaka, município do Cuanhama, província do Cunene, venceu sexta-feira, na cidade de Ondjiva, a segunda edição da feira de amostras das escolas técnico-profissionais e pedagógica.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, a feira contou com alunos de 13 instituições de ensino, sendo 11 escolas técnico-profissionais e dois magistérios, dos municípios do Cuanhama, Namacunde e Ombadja.
A escola de Onamayaka conquistou o lugar com o projecto "Sistema de manutenção e controlo de máquinas em processos industriais", desenvolvido pelos alunos Domingos Calvino, Ernesto Nande e Salomão David. Cada um levou como prémio de um telefone marca Iphone, troféu e certificado.
No 2º lugar ficou com o Liceu Eifel, com o projecto "Sistema de Irrigação a partir de uma fonte de energia solar", enquanto o Instituto Médio Politécnico António Didalelwa, com o tema Banco de dados de uma escola, conquistou o terceiro lugar. Como troféu receberam telefones de marca Itel, troféu e certificado.
No encerramento, o director em exercício do gabinete da Educação no Cunene, Ivo Muatihimunu, disse que a feira representa a aprendizagem dos conhecimentos no ramo das ciências, tecnologias, inovação e empreendedorismo dos alunos.
Realçou que, o evento permitiu promover o incentivo a pesquisa visando a consolidação da cultura científica entre as instituições participantes, junto à comunidade.
“Os expositores tiveram a oportunidade de demonstrar habilidades, discutir ideias, trocar experiências e enriquecer os seus projectos, para serem lançados ao mercado de trabalho”, afirmou.
A primeira edição da feira do ensino técnico profissional do Cunene decorreu em 2019. PEM/LHE/ART