Dundo – O secretariado provincial da OMA (organização feminina do MPLA) na Lunda Norte, procede ao levantamento do número de jangos existentes nas comunidades para transforma-los em salas de alfabetização ainda este ano.
A informação foi avançada nesta terça-feira no Dundo, pela secretária provincial da OMA na Lunda Norte, Elisa Solanje Paxe, realçando que a medida visa inserir mais cidadãos no programa de alfabetização, sobretudo nas comunidades rurais.
O projecto, enquadrado na bolsa de alfabetizadores, conta com parceria do Gabinete provincial da Educação e o apoio das autoridades tradicionais, responsáveis pelos jangos.
Actualmente, através da bolsa de alfabetizadores, um projecto da OMA, 1.846 mulheres estão a ser alfabetizadas em 46 salas, número que deverá aumentar com a transformação dos jangos em salas de alfabetização.
Fez saber que 46 alfabetizadores voluntários asseguram o processo nos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte.
Estima-se um atraso escolar na Lunda Norte na ordem dos 56 por cento, considerando que metade de jovens, na faixa etária de 18 anos, não está integrada adequadamente nas classes correspondentes a sua idade.
Desde 2007, 194 mil e 456 cidadãos em todos os municípios foram declarados livres de analfabetismo.