Ondjiva - Quinhentos e 69 adultos estão a frequentar os módulos I, II e III do processo de alfabetização nos municípios do Cuanhama, Namacunde e Ombadja, província do Cunene, no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido pela Organização da Mulher Angolana (OMA).
A informação foi prestada esta sexta-feira pela secretária para informação da OMA no Cunene, Gaudência Nambinga, realçando que dos inscritos, 467 são mulheres e 102 homens, enquadrados em 29 turmas, no sentido de educar, capacitar as mulheres, raparigas e adultos, para sua inclusão na sociedade.
Germana Nambinga disse que a acção vai permitir que as mulheres, em particular, aprendam a ler e escrever, para sua inclusão social, assim como o seu empoderamento.
Fez saber que o processo conta com a colaboração de 29 alfabetizadores voluntários e uma parceria com a Associação Solidária com Pessoas Carentes.
Comparativamente ao ano lectivo anterior disse haver um acréscimo de 117 alunos matriculados.
Fez saber que no período de 2021/2023, a OMA matriculou 452 alfabetizandos, destes apenas 217 chegaram ao fim do processo, 159 desistiram e 76 reprovados.
Apontou como dificuldades a fraca adesão da população às salas de alfabetização, sobretudo, aqueles ligados à venda informal, salas de aulas apropriadas para o ensino, assim como a insuficiência de material didáctico. FI/LHE/ART