Gambos - Oitocentos 64 alunos do ensino geral que estudavam ao ar livre na sede do município dos Gambos, na Huíla, ganharam hoje, quinta-feira, de uma nova escola de 12 salas de aula, financiada pelo Plano Integrado de intervenção dos Municípios (PIIM).
Totalmente equipada, a escola foi erguida em 12 meses e custou ao Estado 200 milhões de Kwanzas, tendo sido entregue à comunidade pelo governador Nuno Mahapi.
Na ocasião, falando em nome dos alunos, Yurania Chivandja, agradeceu o investimento, pois trata-se de um estabelecimento de ensino digno que os dará ferramentas necessárias para contribuírem para o engrandecimento do país.
Já, Adalberto Seculo, em nome dos encarregados de educação, disse tratar-se de uma data “indelével” na memória da comunidade que viu sempre seus filhos a estudar sob as árvores.
Para eles, marca o início do reforço das aprendizagem, com a providência de melhores condições de trabalho para os professore e acomodação dos alunos.
O PIIM nos Gambos tem uma carteira financeira de mais de três mil milhões de Kwanzas e conta com seis projectos, nomeadamente uma escola de 12 salas, terraplanagem de 60 quilómetros, um hospital municipal, sistema de irrigação para a prática da agricultura de regadio.
Integra ainda mais uma escola de sete salas e três pontos de água já concluídos e foram adquiridos tractores com as respectivas alfaias, para reforçar a capacidade do sector agrícola e está avaliado em mais de três mil milhões de Kwanzas.