Tômbwa- O município do Tômbwa, província do Namibe, conta, desde terça-feira, com uma escola de 12 salas de aula, com capacidade para albergar mil 296 alunos em três turnos, inaugurada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
A escola, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), custou 418.443.423,44 kwanzas.
No acto de inauguração, o ministro disse que o Executivo continua empenhado em resolver os problemas da população, criando condições sociais para a melhoria da sua qualidade de vida.
Apelou os professores a continuar a trabalhar afincadamente visando um ensino de qualidade.
“ A escola não é valorizada apenas por suas estruturas, mas, sobretudo, pela qualidade dos professores que vão moldar os líderes do futuro com seus valores e dedicação”, disse.
Por seu turno, o governador do Namibe, Archer Mangueira, salientou que o PIIM proporcionou onze projectos no município do Tômbwa, oito deles na área da Educação.
“Esses projectos permitiram a inclusão de mais de 70 por cento das crianças que estavam fora do sistema de ensino. Cerca de quatro mil 428 crianças foram reintegradas, mas ainda há mil 306 crianças fora do sistema, o que evidencia a importância dada a educação”, sublinhou.
O governador reiterou o compromisso de continuar a investir na formação das pessoas, pois, para si, o desenvolvimento de uma cidade, município e país depende de cidadãos educados e formados.
Os alunos, numa mensagem lida na ocasião, manifestaram o compromisso de cuidar da escola para que outras crianças do município possam também beneficiar dela.
O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e no ano lectivo 2023 foram matriculados mais de 24 mil crianças dos diferentes níveis de ensino. A região possui 22 escolas do I e II ciclos.
O ministro das Administração do Território cumpre, desde segunda-feira, uma jornada de trabalho na província do Namibe, onde está a avaliar o andamento do PIIM. FA/ART