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Alfabetização cadastra mais de 190 famílias no Namibe

     Educação              
  • Namibe • Terça, 06 Setembro de 2022 | 16h34
Pormenor de uma sala de aulas de alfabetização
Pormenor de uma sala de aulas de alfabetização
Anabela Fritz

Moçâmedes - O programa denominado “Família sem analfabetismo”, levado a cabo pelo sector da Educação, em parceria com o governo do Namibe desde 2021, permitiu até ao momento cadastrar 195 famílias, 54 delas de Moçâmedes, 23 na Bibala, 47 no Camucuio e 10 no Virei.

Esses dados foram revelados hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Juventude e Desportos, Valério Arcanjo, na abertura das jornadas comemorativas do Dia Internacional da Alfabetização, no município de Moçâmedes, efeméride a assinalar-se na quinta-feira, sob o lema “Transformar os espaços de aprendizagem da alfabetização”.

Salientou que neste período várias foram as actividades desenvolvidas a propósito da alfabetização, como o cumprimento de três módulos, referentes ao ensino primário, onde foram aprovados quatro mil 629 alunos e para o ensino secundário de adultos estão matriculados nove mil 255 alunos.

O mesmo projecto, segundo o responsável tem contado com apoio da ADPP, serviços prisionais, igrejas, partidos políticos, bem como  pessoas singulares que decidiram criar os seus espaços de alfabetização.

“Temos ainda a cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade, que disponibilizou os centros de alfabetização para o estágio dos alunos do curso de ensino primário e do sector da Agricultura, no sentido de alfabetizar os camponeses nas suas fazendas e nas escolas de campo", disse.

Valério Arcanjo frisou ainda que o Executivo angolano aprovou o Plano de Acção para a intensificação da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, que configura três projectos, nomeadamente, a erradicação do analfabetismo em Angola, redução do atraso escolar no ensino primário, secundário, a formação profissional e orientação vocacional.

Esse plano segundo ainda o responsável do sector, fundamenta-se na construção de estratégias que permitem as relações de interdisciplinaridade e contextualização , através de projetos didáticos integrados, criados para aceleração da aprendizagem mediante a alfabetização.





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