Moçâmedes- Nove institutos médios dos municípios de Moçâmedes e Tômbwa, província do Namibe, têm novos laboratórios de Biologia, Química e Física.
Os equipamentos foram adquiridos no mês de Outubro, no âmbito do programa do Ministério da Educação de apetrechamento dos institutos médios.
Os laboratórios, que se encontram já montandos e em funcionamento, estão a permitir aos professores a transmissão dos conteúdos pedagogicos aos estudantes nas aulas práticas, no quadro do processo de ensino e aprendizagem.
Foram contemplados os institutos médios Politécnico Pascoal Luvualu, os liceus São Tomás de Aquino, Welwitchia Mirabilis, Dr. António Agostinho Neto, entre outros.
“Estes laboratórios estão a ajudar os nossos professores a transmitirem todos os conteúdos práticos que se impunham e os estudantes a aprenderem com mais lucidez questões relacionadas com as disciplinas de Física, Biológica e Química”, disse o director do Gabinete Provincial da Educação, Valério Arcanjo.
Valério Arcanjo, que falava à Angop, esclareceu que as aulas práticas eram ministradas em alguns institutos que já possuem tais equipamentos, como o Instituto de Formação de Professores e o liceu Gabriel Kwanhama, numa parceria entre as duas instituições.
O responsável aconselhou os professores e estudantes dos referidos institutos a cuidarem bem dos equipamentos, para que possam servir os demais discentes. No entanto, não adiantou os custos dos equipamentos.
A província do Namibe possui 28 institutos médios. No presente ano lectivo, foram matriculados mais de131 mil alunos dos diferentes níveis de ensino.