Moçâmedes - Mais de trinta gestores escolares do município de Moçâmedes, província do Namibe, participam, desde terça-feira, numa formação sobre concepção, gestão e avaliação de projectos, numa iniciativa da Fundação Fé e cooperação (FEC).
No acto de abertura da referida formação, que vai durar três dias, o director do Gabinete Provincial da Educação, Agostinho Neto, destacou a promoção do evento, pois o sector não pode funcionar a base de ideias soltas descontextualizada e de acções não planificadas.
" Se quisermos oferecer as nossas populações uma educação de qualidade temos de aprender a planificar toda a actividade educativa, aprender a conceber, gerir, monitorizar e avaliar projectos educativos" disse.
Afirmou ainda que a província do Namibe precisa de uma perspectiva da educação , com objectivo de criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que os outros já fizeram.
Para tal, referiu que o sector precisa de profissionais comprometidos e envolvidos no processo de gestão, adoptando a visão de integração da gestação educativa na óptica de programas e projectos.
No seu entender, há muita resiliência relacionada com a elaboração de planos e, por isso, independentemente, da iniciativa a ser executada perde-se muito tempo quando não há planificação. LG/FA/ART