Moçâmedes - A comunidade do bairro Valódia, em Moçâmedes, província do Namibe, dispõe desde hoje, quinta-feira, de uma nova escola de sete salas, construída de raiz pela fundação “Brilhante”, através de um financiamento da SODIAM.
A escola construída num período de seis meses está avaliada em 337 milhões, 874 mil, 257 kwanzas e conta com sete salas, gabinetes para directores, sala de professores, casas de banho e um pátio, estando a oferta enquadrada na responsabilidade social da Sociedade de Diamantes.
A ministra da Educação, Luísa Grilo, que cortou a fita inaugural, disse que o Executivo continua a criar condições para melhorar a qualidade de ensino e da aprendizagem, com a construção de infra-estruturas escolares, dando assim conforto, não só aos petizes, mas também aos professores.
Na cerimónia, a ministra salientou que o futuro de um país faz-se com a educação de qualidade e isso passa pela qualificação dos recursos humanos, um dos desafios do Executivo.
Aos patrocinadores da escola, a governante agradeceu o gesto e espera que com as riquezas do subsolo, como o petróleo, o diamante e o ouro, dêem o seu contributo na construção de projectos dessa natureza.
O governador do Namibe, Archer Mangueira, agradeceu a comunidade da zona que no primeiro momento mostrou-se disponível para trabalhar com as autoridades da província, no sentido de encontrar uma solução para situação da falta de uma escola na área.
Disse que hoje a comunidade ganha uma escola "bem equipada" e que vai ajudar na melhoria da qualidade de ensino das crianças da chamada zona da "Somália", que anteriormente estudavam numa escola precária.
Para o governador do Namibe, a melhoria da qualidade de ensino, não só passa pela existência de condições de trabalho na óptica dos aspectos metodológicos, na disponibilidade de recursos didácticos, mas também pela necessidade de se dar conforto em termos de infra-estruturas a quem ensina e a quem aprende.
Archer Mangueira sublinhou que entrega desse estabelecimento enquadra-se nos esforços de proporcionar cada vez mais e melhor condições de trabalho à comunidade da província, como o desafio de reduzir crianças forra do ensino. A escola do ensino primário denominada “ Manuel Francisco Peú“, enquadra-se num conjunto de escolas que serão entregues à população nos próximos tempos”, afirmou o governador. FH/MS