Luanda –O município de Belas, em Luanda, vai acolher este ano cerca de dez mil novos alunos pela primeira vez no sistema de ensino com a entrada em funcionamento de 14 novas escolas de tipologia T12 e T7 construídas pelo PIIM.
A primeira escola, das 14 de tipologia T12 e T7 do ensino de base construídas, reabilitadas e ampliadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), será entregue nesta sexta-feira
A ANGOP constatou hoje, quinta-feira, que o primeiro estabelecimento, denominado 2061, foi construído de raiz no bairro Boavista, distrito da Morro dos Veados e vai comportar 540 alunos da iniciação e primeira classe em dois períodos (manhã e tarde) e terá 24 professores.
As escolas contemplam gabinetes, reprografias, campos multiusos, bibliotecas, wcs, os pátios e parques de estacionamento.
De acordo com o director municipal da educação, Liviti Quiala, o segundo estabelecimento será inaugurado por ocasião nas comemorações do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro).
As restantes 12 serão entregues até Dezembro, por obediência a execução dos contratos.
Neste momento, o sistema público do ensino de base, no Belas, conta com 67 mil alunos, um número que vai aumentar com a entrada em funcionamento das escolas.
O município de Belas conta com 54 escolas públicas e 120 privadas do ensino de base.
O município de Belas tem cerca de um milhão de habitantes, cuja maioria se dedica ao comércio, pesca e agricultura, distribuídos pela comuna da Barra do Cuanza, e nos distritos urbanos dos Ramiros, Morro dos Veados, Vila Verde, Cabolombo, Quenguela e Kilamba.