Luena – A retoma das aulas no ensino geral, na cidade do Luena, província do Moxico, foi marcada por elevado índice de absentismo de estudantes, em torno de 90 por cento, constatou, esta quarta-feira, a ANGOP.
Numa ronda efectuada nas principais escolas do ensino geral localizadas na cidade do Luena e periferia, o movimento estudantil, foi quase inexistente, marcado apenas por uma presença tímida de professores para o cumprimento da actividade lectiva.
As escolas no ensino primário e do primeiro ciclo, foram as que registaram, maior número de ausências, enquanto as dos primeiro ciclo verificou-se uma presença tímida dos estudantes e professores
De acordo com o Ministério da Educação, as aulas no ensino geral retomam esta quarta-feira (03), em todo país, após a pausa trimestral.
No presente ano lectivo, foram matriculados 312 mil 841 alunos nos subsistemas de ensino geral (público e privado), assegurados por seis mil 926 professores.
O sector da Educação conta com 226 escolas, sendo 159 do pré-escolar e ensino primário.
A província do Moxico, composta pelos municípios sede (Moxico), Camanongue, Léua, Cameia, Luacano, Luau, Alto Zambeze, Bundas e Luchazes é habitado por 994 mil 53 pessoas, das quais 506 mil 837 são mulheres, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE). TC/YD