Lobito – A ministra da Educação, Luisa Grilo, destacou, esta sexta-feira, no Lobito, província de Benguela, o papel do Caminho de Ferro de Benguela na transportação de material escolar entre o litoral ao leste do país (Luau-Moxico).
Segundo Luísa Grilo, o desempenho do CFB é satisfatório, uma vez que os manuais chegam àqueles destinos em segurança, afirmando que esta transportação facilita também a distribuição pelas províncias vizinhas das lundas Norte e Sul.
Trata-se de livros do currículo escolar do ensino primário, desde a iniciação à sexta classe, entre língua portuguesa, matemática, educação manual e plástica, geografia, história, entre outros.
O primeiro carregamento teve início em Fevereiro deste ano e os outros seguem em breve, segundo a ministra.
Por outro lado, a governante sondou o Conselho de Administração do CFB no sentido deste pronunciar-se sobre as áreas em que o Ministério possa adequar cursos para formação dos seus quadros.
Justificou o facto, dizendo que o seu Ministério precisa de diversificar, inovar e adequar a formação, de acordo com as necessidades de cada província.
“A nossa estratégia hoje, não é pensar no Gabinete. Este é um dos assuntos que nos trouxe a Benguela para conversar com as autoridades locais sobre os cursos que satisfazem as empresas, porque são elas que criam os empregos”, defendeu a ministra.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do CFB, António Cabral fez saber que o CFB está sempre disponível a cooperar neste sentido, na medida em que a transportação de mercadorias faz parte do objecto social da empresa.
Na mesma senda, disse que existirem muitas áreas em que os funcionários necessitam de formação, tais como a mecânica, electricidade, gestores de estações, monitores de via, etc.
“Podemos encontrar um ponto onde haja esta necessidade, embora a companhia já possua um centro de formação profissional, localizado na província do Huambo”, esclareceu o PCA.
Fez questão de mostrar um vídeo institucional, onde a ministra apercebeu-se da história da companhia e suas potencialidades, com realce sobre a exploração do Corredor do Lobito, sendo o mais curto e económico entre o oceano Atlântico e o leste do país.