Talatona - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Bragança, disse hoje, em Luanda, que a robustez dos sistemas nacionais de avaliação e acreditação da qualidade do ensino é um desígnio crucial para a melhoria da qualidade da investigação científica.
A governante fez este pronunciamento durante o discurso de abertura da Capital da Ciência e Tecnologia da CPLP - Luanda 2022, evento que vai, durante três dias, envolver a comunidade académica e científica dos países membros da CPLP para partilha de informação, conhecimento e alargar a rede de cooperação entre os actores do sistema científico nacionais dos Estados da Comunidade.
A responsável espera que o certame constitua um espaço para impulsionar a troca de experiências, com vista a gestão e promoção do desenvolvimento científico nesta comunidade.
Para a ministra, esta actividade é uma iniciativa que, dentre outras, permitirá a partilha de informação, para a organização e funcionamento de agências de financiamento da investigação da CPLP.
A realização deste evento é a materialização das decisões contidas na declaração final da IX reunião de ministros das CTES da CPLP que teve lugar no dia 19 de janeiro do corrente ano.
Durante os três dias, o encontro vai abordar a dinâmica da COVID 19 em Angola, uma cooperação científica e académica na CPLP.
Foi agendado também um workshop sobre os desafios e oportunidades do agronegócio, bem como uma sessão de divulgação de experiencias de sucesso na CPLP.
A Capital da CPLP, que termina no dia nove do corrente mês, tem como objetivo fortalecer a cooperação multilateral em ciência e tecnologia para a promoção do desenvolvimento dos estados membros.