Ondjiva – Cinco mil e 97 alunos do município do Cuanhama, província do Cunene, vão beneficiar neste ano lectivo 2024/2025 do programa merenda escolar.
As refeições dos alunos, distribuídos em 15 escolas primárias da zona rural, serão a base de alimentos nutricionais de produção local, como sopa, sumo de múcua, batata-doce e abóboras, a cargo da Organizações Tukondjine.
O acto de lançamento do referido programa aconteceu nesta quarta-feira, na localidade de Oongo la Ndilokelwa. Na ocasião, o administrador do Cuanhama, José Kalomo, disse que a iniciativa visa aumentar a taxa de permanência de alunos nas escolas.
Informou que a distribuição da merenda nas escolas das zonas mais afectadas pela seca, permitirá combater o absentismo, atrair cada vez mais os alunos e incentivar a participação nas aulas.
Fez saber que o programa conta com um orçamento anual de 36 milhões de kwanzas, repartidos em sete milhões e 200 mil, por cada comuna, no âmbito do programa de desenvolvimento local e combate à pobreza.
“A selecção das escolas passa por um critério de necessidades, sobretudo aquelas das localidades mais atingidas pela seca, onde o maior número de crianças tem carência de bens alimentares”, sublinhou.
José Kalomo apelou ao comprometimento dos professores com o ensino e aprendizagem das crianças, visando a melhoria da qualidade de ensino e o aproveitamento escolar nas comunidades.
No ano lectivo findo, cinco mil e 370 alunos, de 27 escolas do ensino primário, beneficiaram da merenda escolar nas comunas de Ondjiva, Oshimolo, Môngua, Nehone e Evale.
Para o presente ano lectivo, 107 mil alunos, foram matriculados no Cuanhama, enquadrados em 138 escolas do ensino primário e médio, assegurados por mil e 420 professores. PEM/LHE/OHA