Chitembo – Três mil e 202 alunos do ensino primário do município do Chitembo, província do Bié, beneficiam, no presente ano lectivo, do Programa de Merenda Escolar, informou hoje, à ANGOP, o director municipal da educação, Fernando Dumba Manuel.
O responsável, ao falar sobre a implementação do programa, sublinhar que a merenda escolar abrangeu quatro escolas, nas localidades de Chimbundo, com 111 alunos, Catato (769), Chisuata (638) e Ecunha (694 alunos).
Entregue pela administração local, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), a refeição é base de papa, sumo, bolacha, sopa e outros produtos do campo.
Embora os esforços das autoridades locais, o responsável considera importante o aumento do número de escolas no programa de merenda escolar, visando combater o absentismo por parte dos educandos, estimular o rendimento da aprendizagem, assim como prevenir doenças derivadas de má alimentação.
Fernando Manuel mostrou-se ainda apreensivo com pais e encarregados de educação que insistem, em épocas de cultivo, em levar as crianças às lavras, ao invés na escola, criando constrangimentos no processo de ensino e aprendizagem.
Para este ano lectivo, o sector de educação no Chitembo tem matriculados 39 mil e 996 alunos nos diversos subsistemas de ensino. Controla mil e 53 professores, que labutam em 87 escolas. AS/PLB