Menongue - Pelo menos 16 mil alunos do ensino primário, matriculados este ano lectivo no município do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros a leste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, já começaram a beneficiar de merenda escolar.
O arranque aconteceu nas escolas do ensino primário da sede desta vila, nomeadamente complexos escolares 4 de Fevereiro, Múaco e 1º se Maio, facto testemunhado pelo administrador municipal, Daniel Bimbi Alfredo.
A merenda é a base de papa de fuba de milho, massango, a par da mandioca e batata-doce (fervidas).
O administrador Daniel Bimbi Alfredo disse, na ocasião, que a concretização da merenda escolar é um importante incentivo para a presença das crianças matriculadas nas salas de aula e está enquadrada no Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
O gestor do Cuito Cuanavale espera, por isso, que haja maior atenção dos pais e encarregados de educação, uma vez que, sem avançar os custos, a administração irá alocar verbas para o êxito do processo de ensino e aprendizagem naquele município que conta com três comunas, nomeadamente Longa, Baixo Longa e Lupiri.
De referir que, a nível do sector da educação no Cuito Cuanavale foram matriculados, do ensino primário até ao II ciclo do ensino secundário, 20 mil e 321 alunos, distribuídos nas 20 escolas de carácter definitivo e em outras precárias. ALK/PLB