Cuito - Cento e quatro jovens, de 19 aos 30 anos de idade, frequentam, a partir de hoje (terça-feira), um curso de informática na óptica do utilizador, na Mediateca Abel Abraão, na cidade do Cuito (Bié).
A formação é enquadrada no Programa de Formação do Governo, através da Rede de Mediateca de Angola em parceria com a Embaixada Norte Americana em Angola.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Nelson Quintas, que falava na sessão de abertura, considerou que o bem-estar dos jovens constitui “prioridade absoluta” do Estado, reiterando que a formação técnico profissional, além do académico, aumenta as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho e meio social.
Apela aos demais jovens a adquirir formação profissional nos centros e pavilhões de artes e ofícios e unidades móveis, do INEFOP, nos municípios do Cuito, Camacupa, Andulo e Nhârea para influenciar no surgimento de pequenos negócios e gerar mais empregos.
Já Calvino Catchambalele, director da referida Mediateca, disse que durante 35 dias vão ser ministrados noções básicas sobre introdução a informática como ciência, sistemas operativos, processador de texto (Microsoft Word) internet como fonte de pesquisa entre outros.
Mediateca Abel Abraão, no Cuito, é a nona aberta no país até Dezembro de 2019, tendo formado 95 jovens nas especialidades de informática, protocolo do Estado, cerimonial e etiqueta.
Tem um acervo composto por 2.153 materiais bibliográficos distribuídos em 1.793 títulos para adultos, 310 livros infanto/juvenil e 53 manuais seriados.
Comporta 86 computadores do tipo Desktop, 25 dispositivos para eBook (iPads) e quatro de videojogos. Possui uma área de cultura para 300 pessoas.