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MED pretende melhor parceria com empresas

     Educação              
  • Luanda • Quinta, 30 Março de 2023 | 14h32
Gildo Matias José - secretário de Estado da Educação
Gildo Matias José - secretário de Estado da Educação
Belarmina Paulino-ANGOP

Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, manifestou, esta quinta-feira, em Luanda, o interesse em ter  empresas nacionais como parte do currículo escolar, principalmente nas instituições de ensino técnico-profissionais.

O também coordenador-adjunto para a Comissão do Projecto de Criação das Escolas de Referência, que falava à imprensa, no final de um encontro que manteve com representantes de 20 empresas, acrescentou, ser igualmente importante encontrarem veículos mais adequados para garantir a melhor participação do sector empresarial na cedência de estágios.

“A relação entre as escolas e as empresas deve ser virtuosa”, rematou.

Sobre o projecto Escolas de Referência, Gildo Matias fez saber que terminou recentemente a formação dos gestores escolares, das  escolas seleccionadas, com competências para melhor resultados nas aprendizagens.

O passo seguinte, disse,  será a elaboração de planos e discussão com as empresas sobre de que modo irão apoiar,  financeira, material ou com partilha de recursos humanos.  

O projecto do Executivo,  de âmbito nacional, vai contar nesta primeira fase com 58 escolas, nomeadamente quatro Magistérios Primários, 11 pré-escolares, 36 instituições do ensino técnico profissional e seis de formação profissional. 

As instituições do Ensino Secundário Técnico Profissional e de Formação Profissional Básica são as privilegiadas no projecto, pelo papel que estes subsistemas jogam na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. 

O projecto foi lançado em 2021, com a criação da Comissão Nacional de Gestão por despacho presidencial n 11/21 de 22 de Janeiro. 

Foi igualmente realizada a caracterização, já em 2022, das instituições seleccionadas e depois a planificação das acções de melhoria.

O projecto contempla várias áreas de intervenção,  nomeadamente elaboração do projecto educativo de escolas, melhorias das condições materiais e orçamentais das escolas, de competências e condições de professores,  aperfeiçoamento dos processos de gestão escolar e promoção de avaliação externa das aprendizagens.

Estas áreas devidamente interligadas vão permitir a garantia de professores competentes,  uma cultura de gestão escolar e dos processos de educação eficiente e eficaz, prática de avaliação ao serviço da aprendizagem e orçamentos que viabilizem a implementação dos respectivos projectos. ML/VIC

 





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