Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, manifestou, esta quinta-feira, em Luanda, o interesse em ter empresas nacionais como parte do currículo escolar, principalmente nas instituições de ensino técnico-profissionais.
O também coordenador-adjunto para a Comissão do Projecto de Criação das Escolas de Referência, que falava à imprensa, no final de um encontro que manteve com representantes de 20 empresas, acrescentou, ser igualmente importante encontrarem veículos mais adequados para garantir a melhor participação do sector empresarial na cedência de estágios.
“A relação entre as escolas e as empresas deve ser virtuosa”, rematou.
Sobre o projecto Escolas de Referência, Gildo Matias fez saber que terminou recentemente a formação dos gestores escolares, das escolas seleccionadas, com competências para melhor resultados nas aprendizagens.
O passo seguinte, disse, será a elaboração de planos e discussão com as empresas sobre de que modo irão apoiar, financeira, material ou com partilha de recursos humanos.
O projecto do Executivo, de âmbito nacional, vai contar nesta primeira fase com 58 escolas, nomeadamente quatro Magistérios Primários, 11 pré-escolares, 36 instituições do ensino técnico profissional e seis de formação profissional.
As instituições do Ensino Secundário Técnico Profissional e de Formação Profissional Básica são as privilegiadas no projecto, pelo papel que estes subsistemas jogam na qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
O projecto foi lançado em 2021, com a criação da Comissão Nacional de Gestão por despacho presidencial n 11/21 de 22 de Janeiro.
Foi igualmente realizada a caracterização, já em 2022, das instituições seleccionadas e depois a planificação das acções de melhoria.
O projecto contempla várias áreas de intervenção, nomeadamente elaboração do projecto educativo de escolas, melhorias das condições materiais e orçamentais das escolas, de competências e condições de professores, aperfeiçoamento dos processos de gestão escolar e promoção de avaliação externa das aprendizagens.
Estas áreas devidamente interligadas vão permitir a garantia de professores competentes, uma cultura de gestão escolar e dos processos de educação eficiente e eficaz, prática de avaliação ao serviço da aprendizagem e orçamentos que viabilizem a implementação dos respectivos projectos. ML/VIC