Luau - A ministra da Educação, Luísa Grilo, assegurou, esta quinta-feira, que o Instituto Técnico Agrário do Luau, terá autonomia financeira para manter o seu funcionamento.
Segundo a dirigente, que falava à imprensa, após inaugurar a instituição académica, localizada a 10 quilómetros da vila do Luau, está em curso um trabalho com o Ministério das Finanças (MINFIN) para a concretização deste objectivo.
Luísa Grilo disse que está em via a criação de condições para o fornecimento de energia e água no instituto com capacidade de albergar mil e 152 estudantes internos e externos.
Quanto à componente curricular, a ministra anunciou para os próximos tempos a abertura de mais dois cursos, nomeadamente o de mecanização e gestão agrícola, que se juntarão aos existentes Produção Vegetal, Produção Animal e Recursos Florestais, perfazendo seis.
Após a inauguração, Luísa Grilo fez a entrega de três viaturas, dois tratores, alfaias, catanas, enxadas e outros materiais agrícolas, para apoiar as actividades da instituição.
Por sua vez, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, reiterou que o instituto agrário constitui uma importante base, para a capacitação da população mais jovens no ramo da agronomia.
Construída no âmbito do Programa de Investimentos Público (PIP), com um custo de dois mil milhões e 640 milhões e 540 mil kwanzas, o ITAL possui uma área de 16 mil metros quadrados.
Comporta 16 salas de aulas, 12 laboratórios (química, biologia, informática multimedia básica, zootecnia), biblioteca, auditório, campo multiuso, refeitório, oficina de mecânica e de transformação e processamento alimentar.
A infra-estrutura escolar possui ainda dormitórios para 192 estudantes, em regime de internato, assim como um campo agrícola, de de dois mil e 20 hectares que tem produzido várias culturas como o feijão, mandioca, tomate, quiabo, cebola, entre outras culturas. LTY/TC/YD