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MED experimenta modelo de mono docência coadjuvada

     Educação              
  • Luanda • Segunda, 16 Outubro de 2023 | 18h37

Luanda – Um novo modelo de docência, que prevê a inclusão de um professor titular e dois auxiliares, será aplicado este ano lectivo, de forma experimental, na quinta e sexta classes, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, o director geral-adjunto do Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento da Educação (INADE), Vita Gouveia Emanuel.

Segundo o director, o sistema de mono docência coadjuvada será implementado, numa primeira fase, em 144 escolas seleccionadas nas 18 províncias do país, sendo oito por cada município.

Informou que o programa do Ministério da Educação (MED) prevê também, nas duas classes, uma redução de disciplinas, de nove para sete, fazendo uma integração de saberes curriculares, no modelo ligado às áreas STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia e artes).

No quadro da inovação, 36 docentes do ensino primário, provenientes das dezoito províncias do país, estão a ser capacitados com métodos de integração de saberes curriculares para a melhoria do sistema de ensino.

Vita Emanuel disse que a fase experimental terá a duração de cinco anos, sendo o último dedicado a avaliação do impacto da alteração.

Na ocasião, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Caetano Domingos, explicou que a transformação curricular em curso no país, impulsiona o Ministério da Educação a desenhar um novo modelo de gestão da docência, baseado na operacionalização de programas de ensino e na perspectiva da integração de saberes.

Para si, a gestão da docência na quinta e sexta classes, na perspectiva integradora, busca consolidar a interdisciplinaridade e promover a interacção entre as componentes curriculares, atendendo questões sociais relacionadas com às disciplinas.

A acção formativa, com duração de cinco dias, está a ser garantida por formadores nacionais e estrangeiros, no âmbito do Programa Saber Mais. MGM/OHA





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