Malanje- Cerca de dois mil milhões de Kwanzas é o valor que o Ministério da Educação (MED) deve aos alfabetizadores ao nível do país, cuja amortização está a ser negociada com o Ministério das Finanças (MINFIN), informou, quarta-feira, em Malanje, a ministra Luísa Grilo.
Em Malanje, o valor da dívida ronda os 139 milhões 500 mil kwanzas para com 450 alfabetizadores voluntários envolvidos no Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE).
A dívida é referente aos subsídios dos anos de 2016 a 2019.
Segundo a governante, que se encontra em Malanje em visita de trabalho de três dias, o ministério está ciente desta dívida e está comprometido em honrar o pagamento da mesma, tendo sublinhado que, eventualmente, será de forma faseada, sem, no entanto, avançar datas.
Na ocasião, a titular da pasta enfatizou a necessidade do reforço da parceria entre as instituições de ensino e as comunidades, com vista uma gestão mais participada, funcional e aberta, e que forme os estudantes para a vida.
Para tal, o ministério vai proceder ao lançamento do projecto de criação das escolas de referência que, segundo a ministra, vai permitir maior articulação e envolvimento dos alunos e das comunidades na resolução dos problemas dos estabelecimentos de ensino.
A par disso, encorajou as escolas a criarem “hortas pedagógicas”, de modo a contribuírem para a nutrição dos alunos, através da alimentação escolar.
No seu primeiro dia de visita à Malanje, a ministra Luísa Grilo visitou às escolas do primeiro ciclo do município de Cacuso, o Instituto Técnico de Saúde e o Instituto Técnico Privado de Saúde “Jardim do Éden”, ambos na cidade de Malanje, assim como manteve um encontro com o governador provincial, Norberto dos Santos.
A jornada, que termina na sexta-feira, incluiu ainda visitas ao Gabinete Provincial da Saúde e à instituições de ensino, assim como o lançamento do projecto de criação das escolas de referência.
Para sexta-feira, último dia trabalho, a ministra vai radiografar o sector nos municípios de Cambundi-Catembo e Mucari e ausculta os directores municipais da educação e gestores escolares.