Mbanza Kongo - Um complexo escolar com 15 salas de aula foi inagurado esta terça-feira, na cidade de Mbanza Kongo, pelo governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho.
Com a capacidade de absorver mil e 602 alunos em três períodos, o referido empreendimento escolar foi construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Denominado complexo escolar 11 de Novembro, as obras desta infra-estrutura de ensino custaram mais de 127 milhões de kwanzas, devendo acolher alunos da iniciação à 12ª Classe.
Possui, ainda, três cantinas, área administrativa, quartos de banho, pátio, área para a prática de desportos, entre outros compartimentos e está localizado na zona adjacente à antiga pista de aviação de Mbanza Kongo, no bairro 11 de Novembro.
No acto inaugural, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, apelou aos alunos, pais e encarregados de educação a conservarem melhor este bem para que pedrdure e sirva as gerações vindouras.
Os alunos e encarregados de educação, nas suas mensagens lidas no acto, comprometeram-se a cuidar deste património e reconheceram o empenho do Executivo na criação de mais salas de aula na região.
Em declarações à ANGOP, o director municipal da Educação de Mbanza Kongo, Miguel Ntantamu, disse que a circunscrição passa a contar, agora, com 12 complexos escolares, com a inauguração desse último.
No total, sublinhou, estão disponíveis 49 instituições de ensino geral, uma das quais privada, correspondendo a 554 salas de aula, havendo uma necessidade de mais 130 salas de aula para absorver mais de nove mil crianças ainda fora do sistema normal de ensino na localidade.
No presente ano lectivo, o município de Mbanza Kongo matriculou 67 mil e 323 alunos da iniciação à 12ª Calsse.
Mbanza Kongo subdivide-se em seis municípios, nomeadamente Luvo, Madimba, Kaluka, Kalambata, Nkiende e Sede. A circunscrição tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes.
A inauguração desta infra-estrutura escolar insere-se nas celebrações do 48º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo sábado, 11 de Novembro. PMV/JL