Bentiaba - Quatrocentos e 47 é o número de reclusos matriculados na Cadeia do Bentiaba, município de Moçâmedes, para frequentarem o ano lectivo 2024/2025, nos sistemas de Método Sim eu Posso, Modulo e o ensino Pré-universitário.
Estes dados foram avançados hoje, sábado, à ANGOP pelo director do Estabelecimento Penitenciário do Bentiaba, superintendente prisional-chefe, Isaías Cassule, tendo salientado que a aplicação de políticas de ensino no serviço Penitenciário visa a transformação e reintegração dos reclusos à sociedade, por oferecer a oportunidade de adquirirem habilidades, conhecimento e competências.
Esta aplicação de políticas de ensino, segundo o oficial Penitenciário, não apenas ajudará os reclusos a tornarem cidadãos mais produtivas, mas também reduz a probabilidade de reincidência criminal.
Sendo um órgão penitenciário na província, o responsável disse que o grande objectivo deste é inserir mais reclusos na escolarização, mas o mesmo tem debatido com algumas dificuldades por conta da escassez de salas de aulas e material didáctico.
“Os serviços Penitenciários do Namíbe carecem de 26 salas de aulas para a inserção de mais reclusos no sistema de ensino, pois a insuficiência de escolas está a dificultar o processo de escolarização da populaça penal”, lamentou.
Isaías Cassule manifestou também a necessidade de se reforçar os materiais didácticos para impulsionar o ensino e aprendizagem dos reclusos.
Assim sendo, os Serviços Penitenciários na província necessita de mais três (3) escolas, sendo uma de quatro (4) salas para o Estabelecimento Penitenciário de Moçâmedes, outra com duas (2) salas no campo de produção do Munhino, município da Bibala, e uma com duas (2) salas uma biblioteca no Bentiaba.
O estabelecimento Penitenciário do Bentiaba matriculou no ano transacto 346 reclusos, dos quais 126 aprovaram, representando 36, 42 % de aproveitamento, 41 reprovaram, representando 11,85% de fracasso e 179 interromperam as aulas por conclusões das penas e por falta de material didáctico, representando 51,73% de desistência. FA/SC